
A organização e o sucesso
O que é, afinal, o sucesso? Pode ser trabalhar menos para
estar mais tempo com a família. Mas também pode ser ocupar um mega cargo numa
empresa internacional. Pode ser escrever um livro! Ou conseguir trabalhar,
fazer voluntariado e ainda ter tempo para a família e para os amigos.
O sucesso é algo subjetivo. Mas vamos encarar o sucesso como uma consequência e não como um objetivo. Para Frank Lloyd Wright, que disse “Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer.”; o sucesso requer trabalho árduo. E grande parte de nós tem uma vida exigente, com múltiplas tarefas que não permitem grande margem para erros. Muito trabalho, horários apertados e múltiplas solicitações que fazem de nós, super-homens e super-mulheres. Às vezes parece que temos várias vidas a acontecer ao mesmo tempo!
Mas nada disto se faz sozinho, felizmente temos muitas
ajudas! Uma é a tecnologia. Apesar de ser um acelerador do mundo, a tecnologia,
por outro lado, permite-nos executar muitas tarefas mais facilmente. Para além
da tecnologia, para nós, há algo que é fundamental: é a organização! Parece
simples… Organização. Mas pode ser muito complexo!
Para se conseguir ter o dito sucesso há que traçar
objetivos, tão simples como as tarefas de cada dia, os trabalhos a realizar ou
até a lista de compras. Mas, se tudo for escrito e registado, se for feito um
plano é um grande passo para que tudo seja concretizado a tempo e horas.
Organizar os objetos que precisas de manusear durante uma
determinada tarefa repetitiva, ajuda imenso. Isso pode-se observar na cozinha,
onde deves ter os utensílios organizados para que cozinhar seja uma tarefa
fácil. No trabalho, a secretária deve ter todos os materiais organizados, para
que sejam de fácil acesso, o trabalho seja tranquilo e muitas tarefas possas
até fazer em “piloto-automático”. Existem na Paper and Arts vários organizadores de secretária giríssimos que podes ter!
E o plano, como o fazer? É simples, tem sempre contigo um bloco de notas ou mesmo um planner (ver aqui) onde defines os horários de cada tarefa, descreves a tarefa, todos os seus detalhes para que nada te escape. Esta é a forma mais eficaz para que atinjas o sucesso nas tarefas a que te propões fazer. Este é o nosso preferido:
Sugerimos que tenhas um caderno, bloco de notas, bullet journal,
planner ou agenda para te ajudar. As diferenças entre estes vamos deixar para
outro dia 😉
Mas escreve o que realmente é importante para ti e verás a tua vida a mudar!
O sucesso estará ao teu alcance basta um pouco de
organização com a ajuda da Paper and Arts!